O Congresso

A cidade de Lisboa acolhe o IX Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação, promovido pela Secção de História da Educação (Portugal) e pelo GT de História da Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e pela Sociedade Brasileira de História da Educação (Brasil), a realizar na Universidade de Lisboa (UL). Este Congresso reúne investigadores e professores das comunidades científicas que, em ambos os países, se dedicam ao estudo de temáticas relacionados com a história da educação e que ao longo dos anos têm vindo a construir sólidos laços de intercâmbio científico, concretizados em projetos comuns.

Foi também nesta cidade de Lisboa que se realizou pela primeira vez o Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, em 1996. Assim, este evento científico regressa às margens do rio Tejo depois de ter percorrido um itinerário que passou por S. Paulo, Coimbra, Porto Alegre, Évora, Uberlândia, Porto e S. Luís do Maranhão, numa cadência que regularmente alternou entre cidades portuguesas e brasileiras.

Neste caminho que em conjunto temos vindo a percorrer, foram constituídas redes de investigação, grupos de pesquisa e acções individuais de professores e investigadores que têm desenvolvido um trabalho intenso para aproximar as duas comunidades, estabelecer relações institucionais e individuais de intercâmbio, troca de informações, projetos conjuntos. Os resultados têm-se substantivado na inventariação de novas fontes de estudo, na potencialização temática da História da Educação e na publicação de textos científicos em obras e periódicos de referência.